Pages

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Batatart

Viajar num autocarro de dois andares é sem dúvida uma experiência diferente. Nas primeiras vezes é tudo muito excitante, apetece-nos correr escada acima para conseguir o lugar da frente e ter uma vista priveligiada do caminho à nossa frente. Ver tudo de frente e de cima é muito mais interessante que de lado e ao nosso nível. E até conseguimos ver o topo das paragens de autocarro, onde se avistam muitas vezes objectos tão variados como sapatos, garrafas de cerveja ou tábuas de engomar. Óbviamente, passadas essas primeiras vezes e depois de muitas lutas diarias para se conseguir entrar no autocarro, a magia perde-se. Por isso foi com agradável surpresa que reparámos nisto:



O que é isto? Ninguém sabe muito bem, mas já andam aí à algum tempo, alguns anos pelo que consegui apurar. Invasão alienígena? Quem sabe, eu não sei de certeza. Mas sem dúvida é algo que anima as minhas viagens matinais rumo ao emprego, sempre apinhadas de gente ramelosa preocupadas em chegar ao destino a horas. Começaram por ser simples batatas com palitos espetados, à semelhança do que fazíamos na escolha para representar animais (ainda me lembro da vaquinha que fiz com batata e alguns palitos, mas agora que penso nisso podia ser qualquer animal de quatro patas). Depois houve alguma evolução, e já avistámos alguns exemplares pintados de cores garridas, ou com outro tipo de espeto além dos palitos (é dificil identificar os materiais estando dentro de um autocarro).

Não sei bem se poderei rotular isto de arte, até porque a minha sobrinha de (quase) 3 anos conseguiria fácilmente criar um destes exemplares, mas tenho de admitir que é uma lufada de ar fresco nas minhas viagens de double decker. E não posso deixar de ficar contente e sentir uma subida no nível da minha boa disposição ao avistar um destes "ouriços". A ser arte, é um tipo de arte cujo target são utentes de double deckers. Mas acho que é um exemplo perfeito do que é Londres para mim: há sempre qualquer coisa interessante ao virar da esquina (ou em cima das paragens de autocarros). Talvez leve a moda para Lisboa - terei é de pensar noutro sitio para depositar as batatas. É que caso não tenham reparado não há double deckers em Lisboa...