Pages

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Remember, remember the Fifth of November...

E agora, um pouco de História:

Em 1605, deu-se a Gunpowder Conspiracy, uma conspiração por parte de um grupo inglês católico, que tinha por objectivo assassinar o rei James I. Guy Fawkes fazia parte deste grupo, mas logrou os planos ao ser apanhado enquanto guardava a pólvora necessária para a execução do plano, que consistia básicamente em fazer explodir o Palácio de Westminster, onde se encontra o tão famoso Big Ben.


E porque é que vos estou a contar isto, perguntam vocês? Porque é interessante, ora essa. E porque queria-vos falar da Bonfire Night, que se celebra todos os anos a 5 de Novembro, para comemorar o acontecimento acima descrito. Todos os anos nesta altura, os britânicos (e não só, visto também ser comemorado em alguns outros países da Common Wealth) comemoram o Guy Fawkes.

Inicialmente obrigatórias por decreto real, as celebrações consistem em fogueiras onde se queimam bonecos que representavam Fawkes. Muitas crianças pedem 'penny for the guy' de modo a patrocinar as fogueiras onde se queima o Guy. No entanto, parece-me que hoje em dia as fogueiras já não são tão usuais quanto isso, e como tudo evolui nesta vida, as comemorações modernas são fundamentalmente à base de foguetes e fogo de artíficio, lançados por quem queira celebrar o Guy Fawkes. Ou seja, na semana do 5 de Novembro, ouvem-se foguetes pela noite fora. Isto foi algo que me intrigou há 2 anos atrás, altura em que passei uma semana em Londres antes de me mudar definitavemente. Não sabia nada do Guy Fawkes e tanto barulho intrigou-me. Nada que não resolvesse com uma busca no Google.


Não sei se viram o filme 'V de Vingança', mas a acção decorre à volta destas celebrações.


Há uns tempos num forúm online vi uma discussão sobre este assunto, em que alguns portugueses achavam uma barbaridade típica dos ingleses queimar bonecos em fogueiras. Não achei nada de chocante, talvez por achar isto tudo um pouco familiar, fazendo-me recordar a queima do Judas nas sexta-feiras santas e o Pão por Deus no dia de Todos os Santos. Embora pense que já não se queime o Judas na Páscoa, lembro-me de ser uma prática recorrente na minha pequena vila à beira mar plantada, quando era pequena, e de ver o pobre do boneco a arder e pessoas a darem-lhe com paus para arder mais depressa, julgo eu. Talvez seja chocante na essência da coisa, mas não nos devemos chocar com os ingleses por fazerem tal coisa, visto nós próprios fazermos o mesmo, apenas com alvos diferentes. Mais uma vez, não somos assim tão diferentes como pensamos.