Pages

terça-feira, 11 de novembro de 2008

I want to ride my bicycle

Em Roma, sê romano.
In London, be a Londoner.
Em Londres, como um muitas outras cidades da Europa que não são famosas pelas suas 7 colinas, é muito comum ver ciclistas. A caminho do trabalho, às compras, ou simplesmente a apreciar o passeio. Mesmo quando chove (e por estas bandas até chove algumas vezes) é vê-los a pedalar vigorosamente para tentarem ser mais rápidos que a própria chuva. Pensar em pedalar para o trabalho, tentar chegar cedo para conseguir lugar na garagem, tomar um duche e sentar na secretária com uma taça de porridge, é algo que nem passa pela cabeça da maioria dos portugueses.
Dizem que após alguns anos a viver num país estrangeiro se começa a assimilar os seus hábitos e costumes. Ora eu ainda não cheguei ao chá com leite nem a jantar às 6 da tarde, mas a verdade é que já tenho uma bicicleta:



Pois é, uma bicicleta linda, com cestinho como não poderia deixar de ser, que me foi carinhosamente oferecida no meu aniversário (obrigada!). Após alguns passeios percebi que afinal ainda me lembro como se anda de bicleta (eu sei, eu sei que nunca se esquece, mas vá lá dizer isso ao meu inconsciente).

Mas por enquanto ir para o emprego neste modo de transporte está fora de questão. Ainda não me considero apta a tamanha façanha. Quem sabe um dia! Por enquanto, as minhas aventuras limitam-se a pedalar até ao parque e dar umas voltas por lá. Perto de nossa casa há um parque grande, com muitos caminhos por onde correr e andar de bicleta, campos para jogar futebol e ténis e um lago grande com patos, e esquilos que vêm comer às nossas mãos. Também há uma zona com cabras e coelhos, e veados. Ao fim de semana, e especialmente se o tempo o deixar, fazem-se muitos piqueniques, e familias inteiras vão andar de bicicleta ou de patins. E é para aí que vou, pedalando pela estrada, munida de capacete e luzes reflectoras (segurança é muito importante), e sempre com a sensação que vou pelo lado contrário ao trânsito.

Se um dia vou ter coragem suficiente para pedalar para o centro da cidade, onde os autocarros e os black cabs governam, é um incógnita. Por enquanto prefiro disfrutar dos prazeres do nosso parque. Mas fica aqui a promessa que assim que isso acontecer, farei um post sobre isso.