Pages

domingo, 24 de junho de 2012

God Save The Queen She Ain't No Human Being

Tenho mil e uma coisas na minha lista mental de coisas a relatar neste blog. Mas a verdade é que muita coisa tem acontecido nos últimos meses deixando-me com menos tempo para vir aqui. Aos poucos, com os bocadinhos de tempo que vou tendo entre as mil e uma coisas que tenho que fazer, tratar, resolver...vou tentar fazer um ou outro update que ainda faça sentido.
Este é um blog sobre as minhas experiências em Londres, e como tal em ano de Jubileu não poderia deixar de fazer um pequeno relato daquela que foi a festa inaugural de um Verão que se assegura muito quente em Londres - quente no sentido figurado óbviamente, porque o Verão deve estar perdido no trânsito a caminho aqui da ilha. Falo do Jubileu da Rainha pois então.

Ora em Maio do abençoado ano de 2012, a Rainha Isabel II celebrou o seu Jubileu de Diamante - os 60 anos desde a sua coroação. Os britânicos em geral gostam da sua família real (claro que há sempre umas vozes do contra, que realmente acham que esta coisa de se nascer com direitos a mandar num país sem ter feito nada por isso é assim digamos que, absurda) e estas celebrações demonstraram isso mesmo. Claro que pode também ter sido pelo facto de por estas bandas não se dispensar uma oportunidade de beber uns copos, mas a verdade é que Londres se uniu em celebrar os 60 anos de reinado da sua rainha.

As ruas encheram-se de bandeiras, bandeirinhas e bandeirolas. As lojas apostaram em stocks de produtos com a Union Jack, desde pacotes de chás comemorativos, a Tshirts, quadros, almofadas, roupa de cama, roupa interior, carrinhos de bebé...enfim, tudo o que consigam imaginar. Houve uma tentativa de limpar as ruas da cidade de forma a estar tudo num brinquinho para as celebrações...e para mim o melhor momento dos preparativos foi ver o staff todo de um dos Starbucks em Oxford Street de rabo para o ar a arrancar pastilhas elásticas do passeio em frente ao estabelecimento, numa tentativa de embelezar o gigante do café fraco.

Um fim de semana prolongado, que envolveu 2 feriados (apenas um extra oferecido ao povo, o outro foi movido da semana anterior), um passeio de barco exuberante no rio Tamisa, chuva, frio, roupas glamorosas, festas de rua, mais chuva, mais frio, concertos em Hyde Park (incluindo Madness a tocar "Our House" no telhado do Palácio de Buckingham), missas em Saint Pauls, e chuva, chuva, chuva. Típicamente britânico portanto, como podem ver. Nem a famosa chuva faltou à festa, já disse?

Quanto a nós, cuja monarquia não nos corre nas veias, também quisemos participar na euforia britânica e aproveitámos um dos feriados para fazer uma Tea Party típicamente britânica, onde não faltaram os "must have" de uma mesa de chá das 5:

  • Scones com clotted cream e doce
  • Sandes de pepino
  • Coronation chicken
  • Morangos com natas
  • Chás variados
  • Pimms
  • Fairy Cakes (nada de lhes chamar cupcakes, que isso é nome americano!)
  • entre muitos outros petiscos de fazer água na boca


E ainda aprendemos alguma coisa mais sobre a cultura do país que nos acolhe graças a um fabuloso quizz sobre tudo o que é britânico, e acima de tudo, tivemos tempo de explicar porque é que em Portugal não há monarquia.

Tudo muito saboroso e divertido. Ficou a certeza que os Britânicos falam falam, mas gostam bastante da sua    Rainha. E acima de tudo, que sabem preparar uma festa. E que mesmo que chova a cântaros...resistem e continuam com uma resiliência que deixa qualquer um de boca aberta.


A Família Real (o Will teve um acidente com as natas dos morangos, não estava em condições de entrar na foto)



Um pormenor do nosso banquente



Fairy Cakes (deliciosos!!)



Príncipe Filipe, sempre inconveniente!