Ontem esteve finalmente um dia bonito por cá. As temperaturas subiram um pouquinho: embora ainda insuficientes para deixarmos os casacos de Inverno em casa, bastaram para deixaramos de lado os cachecóis, pelo menos durante o dia. Demos um passeio junto ao rio, começando o nosso trajecto junto ao London Eye e ao Big Ben (daí a foto) e fomos até London Bridge, onde tinhamos encontro marcado com uns amigos.
Londres é uma cidade cheia de vida, de pessoas a correr nas suas artérias, mas em dias de sol como este ainda há mais gente a apreciar o bom tempo e a saborear esta cidade magnífica. As margens do Tâmisa enchem-se de pessoas, de atracções, de pequenas feiras e esplanadas. É dificil abrir caminho por entre as pessoas que se aglomeram junto a artistas que dançam, tocam intrumentos, desenham ou simplesmente ficam parados a exibir as suas máscaras à espera que alguém considere o seu disfarce mais engenhoso e lhes deixe uma ou duas moedas. Cruzarmo-nos na rua com o Darth Vader, como aconteceu ontem, é algo normal aqui, mas que não deixa de nos fazer sorrir.
Eu gosto particularmente deste passeio, e quem já cá veio sabe que tento sempre incluí-lo no roteiro turistico. Especialmente quando está bom tempo, é uma excelente forma de apreciar Londres, vendo o Big Ben, o London Eye, as várias pontes, a Tate Modern, Millennium Bride e Saint Paul's, o Shakespeare Globe Museum, London Bridge e o galeão de Sir Francis Drake, e indo até ao final a fantástica Tower Bridge e o Mayor of London.
Ontem atravessámos a London Bridge e fomos até Monument. Um monumento que se chama assim mesmo, Monumento. Ao gosto dos britânicos, Monument é uma torre altíssima que assinala o sítio onde começou o grande incêndio de Londres, que ocorreu no século XVII e que ardeu durante 3 dias, destruindo grande parte da cidade. Renovado à pouco tempo, valeria a pena uma subida ao topo através dos seus 300 e tal degraus, não fosse a falta de tempo. Fica para a próxima.