A linha do metro de Londres serve 270 estações, e é composta for 402 km de carris, sendo um importante meio de transporte numa das cidades mais populosas do mundo. Com tanta história e tantos anos de utilização, muitas estações foram entretanto desactivadas, o que faz com que nas catacumbas de Londres hajam muitas estações antigos que já não estão em uso, e que escondem segredos e têm muitas histórias para contar.
Por isso anualmente, o Museu do Transporte de Londres abre a estação de Aldwich ao público temporáriamente, para que seja possível visitar uma estação conservada quase como era aquando a sua abertura, em 1907. Estas tours são muito populares, e os bilhetes muito díficeis de arranjar, mas este ano consegui ser rápida com o rato e garanti dois bilhetinhos.
A estação de Aldwich foi desactivada devido ao baixo número de passageiros e o alto custo de manutenção. Entretanto tem sido usada em vários filmes, desde V de Vendetta a Attonement. Tem sido também usada para testar materiais para as restantes estações - desde cola para cartazes a novos azulejos.
Antes de ser desactivada, e durante a Segunda Guerra Mundial, foi usada para guardar relíquias/tesouros do British Museum, e como abrigo para vários Londrinos durante os bombardeamos de que a cidade foi alvo pelos Nazis.
Uma estação cheia de História e histórias para contar (não, eu não escrevo de acordo com o novo acordo ortográfico), e que me deu a conhecer mais um pouco desta bela cidade que me acolhe de braços abertos.
Elevador original
Zona usada para filmagens
Antigo mapa do metro
Cartazes antigos (segundo anúncia a "nova" estação de Epping)
Cartazes antigos
Cartazes antigos
Cartaz a anúnciar bilhetese regras para usar estação como abrigo durante bombardeamentos
Cartazes antigos
Cartazes antigos
Cartaz da época psicadélica a anúnciar o famoso museu Madame Tussaud's
Cartazes antigos
Carris desactivados
Cartaz a anúnciar beneficios do Reino Unido se juntar à Comunidade Económica Europeia
Sinal de saída original
Cartazes Antigos
Balcão de assistência original
Sinal de índicações original