Pages

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Green Wine

Já aqui falei de músicas que me marcaram quando eu era pequena. Já falei dos discos de vinil do meu pai que eu ouvia também, tantas vezes por não ter mais nada para ouvir - lembrem-se que isto foi (muito) antes do advento do Napster, YouTube e iTunes. Descobri grandes pérolas, algumas tão refinadas que nem no YouTube as consigo encontrar (se alguém souber de um link para o hit da Tonicha sobre batatas fritas deixem comentário!). Mas uma das maiores pérolas para mim foi este single do Paulo Alexandre (quem é esse parece que vos oiço perguntar), sobre a vida de um emigrante que numa noite de muito frio entra numa taberna sabe-se lá onde, e embarca numa viagem nostálgica à sua vila em Braga ou Monção, onde deixou tudo: a noiva, a mãe, a casa, o pai e até o pobre do cão.

Eu não sei se foi uma premonição qualquer de futura emigrante, mas a sacana da música entranhou-se em mim de tal forma que me levou a ouvir o malvado do vinil vezes sem conta, a escrever a letra num caderninha com a minha letra de escola primária. Aquela capa do disco com umas uvas verdes desenhadas num fundo branco até ficou com as pontas arrebitadas de tanto uso.

As coisas que nos afectam quando somos pequenos!

Enfim, hoje, passados uns valentes anos e a viver fora do meu país, dei por mim a cantarolar esta música. Não tendo vindo de Braga ou Monção, às vezes também me lembro da minha "aldeia branca atrás do mar". Que querem, sou humana! Por isso (e por curiosidade meus amigos!) fiz uma pesquisa no YouTube e lá estava o Paulo Alexandre e o seu verde vinho.

E o sr. Paulo Alexandre tinha um grande estilo, ah pois tinha.
E o video é uma pérola por si só.
A minha parte favorita é quando, no refrão que fala de brindar com vinho verde, se brinda com....vinho tinto.