Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

Charlie and the Chocolate Factory

Eu nunca fui uma rapariga com o dom da culinária. No geral, safo-me, mas não tenho umas mãos de fada para fazer cozinhados - os meus cozinhados são (a maioria das vezes) mais que comestíveis mas não são nenhum manjar dos deuses. Gosto de pensar que tenho outros atributos!

Quando comprámos a nossa casa, fiquei inspirada para ser fada do lar. Melhor, fada da cozinha. Comecei a coleccionar receitas, e em equipa experimentámos e descobrimos receitas óptimas, que ainda hoje fazemos. Mas a minha melhor obra de culinária sempre foi o bolo de chocolate. Mais uma vez, mais que simplesmente comestível, mas provávelmente não será o melhor bolo de chocolate do mundo. O que é bom, porque aparentemente andam muitos desses para aí, basta ver a ementa dos restaurantes que têm a mania que são engraçados e lá estã ele, entre o doce da casa e o pudim da avó.

Para mim, e mais importante ainda, para o meu rapaz, é um bolo muito bom. E isso chega para me sentir orgulhosa do meu bolinho.

Quando vivia em Lisboa, fazia-o muito. Em Londres, a falta de utensílios como deve ser (aiii que saudades da minha cozinha em Lisboa) não me tenta a fazê-lo com frequência. Alem disso, das vezes que tentei fazer um bolo por esta bandas, algo não correu bem e os bolos ficam assim tipo bolo lilliputiano - pequenino, pequenino. Dependendo do meu humor, culpo a farinha inglesa ou a potência do nosso forno.

A semana passada, fiz uma espécie de ultimato à farinha e ao forno inglês. Era o derradeiro teste, do qual dependia as minhas futuras tentativas de fazer bolos em Londres. Se não resultasse, arrumava a espátula e a forma do Ikea, e não me aventuraria a fazer mais do que scones durante o Inverno.

Mas meus amigos, depois de 4 aninhos, voltei a ter o prazer de ter um bolo com tamanho de gente, e cara de gente, e não um bolo com o sabor concentrado em 3 centimetros. Esta experiência deu-me alento, e hoje, armada de ingredientes portugueses comprados na merceria portuguesa em Camden Town (já vos disse que os ingredientes ingleses não são de confiança) eu misturei, mexi, bati, barrei, cozi e voilá!

O meu bolinho de chocolate está de volta, maior que o normal e tudo, e sei que o sabor continua (quase) o mesmo, a julgar pela cara de satisfação do maior critico culinário do mundo - o meu quase marido!

Prova superada! Olhem que eu já vi casamentos serem cancelados por menos que isto....


Antes de ir ao forno: a ansiedade, o nervoso-miudinho, a dúvida...

Acabadinho de sair do forno...a satisfação de constatar que tem mais que 3 cm...


E finalmente, já com cobertura. À hora que vos escrevo, já lhe falta umas fatias...