Pages

domingo, 16 de março de 2008

Tesco Generation

Eu não sou própriamente admiradora de grafitti. No geral acho que a linha que divide graffiti de vandalismo é muito ténue, e é raro encontrar algo que me chame a atenção pelo lado positivo.

Banksy é um "graffiti artist" inglês. Há algum mistério em seu redor, não se tem certezas sobre a sua verdadeira identidade, mas ao que tudo indica é natural dos arredores de Bristol. Banksy combina graffiti com stencil e consegue de uma forma muitas vezes brilhante satirizar temas como a politica ou cultura. Os seus trabalhos aparecem misteriosamente em paredes ou muros de várias cidades, e em 2004 entrou no Louvre e pendurou uma obra sua numa parede do famoso museu. Escusado será dizer que foi imediatamente retirada pelos seguranças, mas a Tate Modern exibiu-a temporáriamente depois disso.

À cerca de 3 semanas uma das suas obras foi descoberta na parede de uma farmácia na zona onde vivo. Parece que o dono da farmácia foi abrir a loja numa segunda de manhã e deparou-se com o espectáculo. Escusado será dizer que o senhor ficou muito contente. Não é todos os dias que nos deparamos com uma obra de arte à porta de nossa casa, ou da nossa loja. A obra representa 2 crianças a prestar juramento a uma bandeira, que é nada mais nada menos que um saco de plástico do Tesco, o Continente já do sitio.

Aqui fica a foto:

As autoridades apressaram-se a cobrir a maior parte da obra com pexiglass, de modo a protegê-la das intempérides e também do vandalismo. Ainda bem, porque embora não sendo admiradora de graffiti tenho de admitir que aprecio as obras de Banksy. Até porque a forma como ele "actua" me lembra um pouco Keith Haring, quando deixava a sua obra espalhada pelo metro de NY.

Para saberem mais, cliquem aqui.