Pages

domingo, 12 de outubro de 2008

Socks


Uma vez conheci um senhor inglês, que esteve em Portugal algum tempo a dar formação na agência onde estava a estagiar, e que me marcou devido à sua exótica escolha de meias. O senhor andava sempre de fato, e sempre com as faces rosadinhas de subir a rua até ao escritório debaixo de um sol abrasador (estávamos no Verão, um dos Verões mais quentes de que tenho memória). Foi o primeiro choque de cultura portuguesa-inglesa que assisti: nenhum de nós tinha coragem de subir aquela rua no Inverno, quanto mais no Verão, (acreditem, era uma combinação de ruas mesmo muito íngremes), no entanto ele fazia-o sempre, sem sequer pôr a hipótese de apanhar um autocarro. Foi o primeiro índicio de que os ingleses são mais corajoso do que nós no que diz respeito a andar a pé. Bom, mas esse senhor, como andava sempre de fato, usava as suas meias como escapatória para uma indumentária tão aborrecida. Usava sempre meias de correr garridas e com padrões bizarros, fazendo com que em reuniões a nossa atenção se focasse nos seus pés em vez do assunto que estava a ser tratado. Esta atracção por meias garridas parece repetir-se por cá. Tenho um colega ultra-conservador, que embora trabalhando numa agência em que a grande maioria das pessoas usa tshirt e calças de ganga (e se o tempo permitir havaianas), insiste em usar fato todos os dias, excepto à sexta feira que é o seu dia casual, sendo que às vezes, num acesso de quase loucura, se permite usar uma camisolazita. Quando anda de fato, permite-se um devaneio e usa sempre meias amalucadas. As minhas favoritas são as meias 'jogo de futebol', cujo padrão consiste, basicamente, em vários jogadores de futebol sobre um fundo verde-relva. Também há o par de meias patriotas - com uma enorme bandeira do Reino Unido e que gosta de combinar com os botões de punho com o mesmo motivo. Eu acho bem, é um pequeno detalhe que dá alguma alegria a um conjunto algo enfadonho.