Pages

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ich bin ein Berliner!

Fui recentemente a Berlim. Sinceramente a razão pela qual ainda não postei nada sobre esta viagem é porque tenho andado sem inspiração, e gostava de escrever algo digno para a experiência que foi. Como não sei quando a inspiração vai voltar, e não quero correr o risco de passar a validade para vos falar deste assunto, resolvi fazê-lo agora.

Berlim, há que dizê-lo com frontalidade, é uma cidade espectacular. Mas esta é a minha opinião, vocês são livres de pensar o contrário! E é uma cidade espectacular porquê, perguntam vocês? Por várias razões: a arquitectura, a História (muitas vezes negra) e o que foi feito para ultrapassar essa mesma História, a arte moderna, os contrastes, o ambiente extrovertido e ao mesmo tempo quase campestre, as diferenças e as semelhanças.

Mais uma vez acordámos a horas menos próprias e voámos para Berlim, chegando lá ainda cedo e a tempo de preencher o nosso dia visitando os marcos históricos berlinenses. Preenchemos quase os 3 dias todos que lá estivemos, com tempo ainda para alguns extras (como o museu do Check Point Charlie e Charlottenburg Schloss). O tempo esteve maravilhoso e nem a antipatia típica dos empregados de mesa alemães nos desmotivaram. Das viagens que fiz nos últimos tempos tenho de pôr Berlim no topo da lista, apenas a par de Nova Iorque. E sim, abram a boca de espanto que eu não tenho vergonha: considero Berlim mais interessante que Paris! (Parece que já consigo ouvir os ahhhh! de espanto).

De salientar o famoso Muro e toda a historia à sua volta (aprendida em grande parte no museu referido acima), fascinante e ao mesmo tempo arrepiante. A diferença este Berlin Leste e Berlin Oeste é muito interessante de se ver.

Para terminar este post, o meu tributo ao nosso amigo que foi correr a maratona de Berlim (razão pela qual decidimos em primeiro lugar). 3h10m é muito bom, mesmo muito bom! E nós lá estavamos a apoiar, quer na noite anterior à maratona em que num acto de solidariedade jantamos todos pratos jumbo de massa, quer no próprio dia junto à chegada para o aplaudir!

Aqui ficam alguma fotos:


Brandenburg Tor:

A chegada da maratona junto a Brandenburg Tor:


Charlottenburg Schloss:

Berliner Dom:



Memorial do Holocausto:


Checkpoint Charlie:




Trabant sobrevivente da época pré-queda do muro:


O Muro:


E como já é habitual, uma marca portuguesa em todas as minhas viagens, desta vez no muro: