Pages

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Year of the Tiger

Ontem começou o Novo Ano Chinês. O Ano do Tigre, que segundo a tradição chinesa, será um ano de extremos - que tanto podem ser positivos como negativos.
Por todas as Chinatowns do mundo se festeja esta data importante no calendário chines, e Londres não é excepção. Mais uma vez fomos até Shaftsbury Avenue e Gerrard Street, centro da comunidade chinesa em Londres. Depois de uma experiência mais ou menos desapontante no primeiro ano em que decidimos assistir às celebrações (devido ao elevado número de gente a assistir), desta vez conseguimos ver de perto a tradicional Dança do Dragão, que tem por objectivo trazer sorte para o ano que agora começa. Pelas ruas de Chinatown, vários grupos de dançarinos se juntam para realizar esta danca, baseada no movimento sinuoso de um rio. A maioria dos chineses vive da agricultura, sendo a água muito importante para a sua subsistência, dai a associação com o rio-água-chuva. Os dragões vão porta a porta de cada estabelecimento com o objectivo de lhes trazer boa sorte para o Ano do Tigre que se aproxima - e em troca recebem pães doces e alimento dos donos dos estabelecimentos. São acompanhados por músicos que tocam instrumentos de percussão e que marcam o ritmo desta auspiciosa dança.
As ruas de Chinatown londrina enchem-se com ainda mais vida, balões de várias cores e pessoas de todas as nacionalidades para celebrar o começo de mais um ano. Uma experiência sem dúvida diferente, e muito interessante.

Por isso a todos que me lêem, um bom ano novo chinês!
Que o tigre esteja convosco!






quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Oh no, it's snowing again...

O frio teima em não ir embora. Hoje lá cairam mais uns farrapos de neve, mas nem eu consegui ficar entusiasmada. Esteve sol, mas o frio era tal que acho que os raios de sol congelavam antes de chegarem a nós, humanos sedentos por vitamina D. Já falta pouco para a Primavera, digo eu a mim própria para me dar força para sair de casa de manhã e enfrentar o ar gelado.
E eu sei, que há uma ponta de verdade nisto, que não tarda dou por mim e as temperaturas já estão mais amenas, já visto menos camadas de roupa, já coloquei os casacos grossos de lado. Eu sei que vai passar num instante e que não tarda é Verão e estou a apanhar sol nos parques e a por creme protector para não apanhar mais escaldões.
Mas até lá....vou ter que continuar a aquecer a alma com a lembrança de tempos mais quentes.