Mais um fim de semana, mais uma surpresa. Se isto continua posso muito bem habituar-me a isto e começar a exigir surpresas todas as semanas!
Desta vez foi uma viagem surpresa a Veneza - onde a própria viagem foi a surpresa mais pequena do fim de semana.
Veneza impressiona pelo seu tamanho - pequenas ruas labirinticas com milhares de pequenas pontes a atravessar canais, com paisagens maravilhosas e românticas, com pequenas casas que já passaram por muito e já viveram mil histórias ao longo da sua vida. É uma cidade lindíssima, que transpira história e romance, onde é impossível não nos perdermos não são nas suas ruas mas também na sua atmosfera. Só podemos imaginar as histórias e enredos que a cidade já testemunhou.
Os canais e a lagoa são impressionantes pela paisagem e por serem o meio de ligação entre os vários bairros das cidades. Não se vêm carros, apenas barcos táxi, barcos autocarro, gôndolas carregadas de turistas que navegam pelos canais enquanto muitos outros disparam as câmeras fotográficas na sua direcção. Não há prédios novos, altos com vidros, apenas casinhas pequenas e velhinhas, muitas delas com lugar reservado para os barcos ou gôndolas atracarem.
As ruas chegam a ser tão estreitas que muitas vezes temos a sensação de nem estarmos na rua, mas sim no pátio interior de uma casa.
A comida é maravilhosa, ou não estivessemos em Itália. Dá vontade de lá voltar nem que seja para comer mais uma vez um Spaghetti alle Vongole - um verdadeiro manjar dos deuses.
As lojas revelam que Veneza não é uma cidade barata: não se vêm Zaras ou H&Ms - apenas Fendi, Chanel, Louis Vuitton no rés do chão de pequenas casas de habitação, mesmo ao lado de lojas que vendem máscaras maravilhosas e vestidos típicos do Carnaval de Veneza.
A cada esquina uma igreja, a casa esquina uma ponte diferente para descobrir.
Apesar do bom tempo, a neblida matinal concedia uma atmosfera ainda mais misteriosa e romântica à cidade que já foi apelidade como a mais bela do planeta. Não sei se será a mais belas, mas é com certeza uma das mais belas, que vai ficar para sempre gravada na minha memória, e que me irá sempre trazer boas recordações, e marcar o ínicio de algo muito belo.